terça-feira, 5 de maio de 2009

Formação on-line 6 - "Questões do dia"


Eis as respostas das perguntas anteriores:

Dia 5 - Respostas

1 - Depende do local donde a bola lhe é passada:
Se lhe for passada por um colega, de uma posição mais atrasada está fora-de-jogo.
Se lhe for passada da mesma linha ou de uma posição mais avançada em relação ao local onde o jogador se encontra, não está fora-de-jogo.

2 - O árbitro deverá interromper o jogo, substituir a bola por um que respeita a Lei 2 e recomeça o jogo com um lançamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava quando interrompeu o jogo, salvo se a mesma se encontrava na área de baliza em que a bola ao solo será efectuada em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.

3 - Levantaria a bandeirola para indicar ao árbitro a irregularidade a fim de que o recomeço do jogo fosse repetido.

4 - O árbitro deve limitar-se a relatar os factos no relatório, aguardando, pelo menos trinta minutos, tomando depois a sua decisão em definitivo.

E agora apresentam-se mais 4 questões para o Dia 6 (05/5/2009)

Dia 6 - Perguntas

1 - Um dirigente do clube visitado agrediu com um pontapé um dos Árbitros Assistentes, o qual, por esse motivo, não ficou em condições de continuar em funções. Face a isso, o Árbitro foi à bancada convidar uma pessoa da sua confiança, não Árbitro, para exercer as funções de assistente. No público encontravam-se vários Árbitros oficiais a assistir ao jogo. Considera correcto ou incorrecto o procedimento do Árbitro? Justifique.

2 - Após o lançamento de uma bola ao solo, o esférico sai junto da bandeirola de canto sem que tivesse tocado em qualquer jogador. Que deve fazer o árbitro?

3 - Um jogador executa um pontapé de canto atirando propositadamente a bola contra um adversário, com o fim de ficar ele próprio de posse da bola. Poderá o árbitro deixar prosseguir o jogo. Em que circunstâncias?

4 - Ali mesmo junto ao árbitro assistente, um jogador conduz a bola perseguido por um adversário. Dada a muita velocidade que levava, embora a bola continuasse em jogo, ele saiu fora do terreno para a ir alcançar mais à frente. O adversário que o seguia, também saiu e já lá fora, só o conseguiu parar, dando-lhe um pontapé nas pernas. O assistente assinalou a infracção. Qual deve ser o procedimento do árbitro?

A formação estará interrompida durante 3 dias úteis pelo que só dia 11 de Maio surgirão novas perguntas e respostas.

Bom Estudo

Sem comentários:

Enviar um comentário