terça-feira, 19 de maio de 2009

Formação on-line 13 - "Questões do dia"


Eis as respostas das perguntas anteriores:

Dia 12 - Respostas

1 - O árbitro deve informar o delegado do clube A, para no final do jogo ir à sua cabine, conjuntamente com o jogador, para proceder à identificação deste, de acordo com o artigo 112.09.02, do Regulamento de Provas Oficiais do Futebol de Onze.

2 - Convido o jogador a deixar o terreno de jogo para corrigir o seu equipamento.
O jogador deve deixar o terreno de jogo na próxima interrupção, a menos que já tenha corrigido o seu equipamento.

3 - O jogo está interrompido quando a bola ultrapasse completamente as linhas que demarcam o terreno de jogo, quer junto ao solo ou pelo ar, ou quando for interrompido pelo árbitro.

4 - O procedimento do árbitro deve ser o seguinte: Se a bota não interferiu no jogo o golo é válido. Se a bota interferiu no jogo, não valida o golo e recomeça o encontro com uma bola ao solo no local em que a mesma se encontrava quando a bota interferiu no jogo, salvo se ela se encontrava dentro da área de baliza, em que o lançamento da bola ao solo será efectuado em cima da área de baliza paralela à linha de baliza no ponto mais perto onde a mesma se encontrava.

E agora apresentam-se mais 4 questões para o Dia 13 (19/5/2009)

Dia 13 - Perguntas

1 - Um árbitro assistente faltou ao jogo para que tinha sido nomeado, tendo o árbitro necessidade de recorrer a um sorteio para determinar qual dos delegados indicaria o assistente em falta. Um dos delegados prescinde do sorteio, alegando não ter ninguém para indicar. Que atitude deve tomar o árbitro relativamente a essa recusa?

2 - Num lançamento da linha lateral, a bola bate no chão fora do campo e rola, ficando parada mesmo em cima da linha lateral. O árbitro assistente fez sinal com a mão para o jogo seguir. Procedeu bem ou mal? Porquê?

3 - A bola entrou na baliza, bateu no suporte que sustenta as redes e voltou para o terreno de jogo, sem que o árbitro se tenha apercebido. Se o assistente verificou o evento, que sinalética deve dar?

4 - Ali mesmo junto ao árbitro assistente, um jogador conduz a bola perseguido por um adversário. Dada a muita velocidade que levava, embora a bola continuasse em jogo, ele saiu fora do terreno para a ir alcançar mais à frente. O adversário que o seguia, também saiu e já lá fora, só o conseguiu parar, dando-lhe um pontapé nas pernas.
O assistente assinalou a infracção. Qual deve ser o procedimento do árbitro?

Bom Estudo

Sem comentários:

Enviar um comentário