quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Formação (fut11) - XIII

E aqui estão as últimas respostas do teste de árbitros de 3ª categoria nacional - zona norte.

Em breve o NAF Soure irá colocar todas as respostas correctas afim de ajudar ao estudo dos colegas do Distrital.
Renovamos desde já o pedido para os colegas do Futsal realizarem igual exercicio.

11-Como deve ser punido, técnica e disciplinarmente, um jogador que cometa uma falta grosseira?

Um jogador que comete uma falta grosseira, deve ser punido tecnicamente com pontapé livre directo ou grande penalidade se a infracção ocorreu dentro da sua área de grande penalidade. Disciplinarmente deve ser punido com expulsão por se tornar culpado de uma falta grosseira.

12-Com a bola em jogo, um jogador que estava a ser assistido junto à linha lateral, atira um objecto, por exemplo uma das suas botas, sobre um adversário que se encontrava dentro do terreno de jogo. Como Proceder.

O árbitro deve interromper o jogo, advertir jogador por comportamento antidesportivo. Advertir novamente, com consequente expulsão, se o jogador arremessou por imprudência o objecto ou cortou dessa forma jogada prometedora. O árbitro deve expulsar directamente se o jogador no seu entender arremessou objecto com força excessiva ou se pelo seu acto evitou clara oportunidade de golo da equipa adversária. O jogo deve recomeçar com pontapé livre directo no local do contacto do objecto com adversário, ou grande penalidade se esse contacto foi dentro da área de grande penalidade do infractor.

13-A lei 12 prevê dez faltas que quando cometidas sobre adversários deverão ser punidas com pontapé livre directo. Diga duas que possam ser cometidas com utilização das mãos e braços.

Das quatro faltas, referir duas, que são: agredir ou tentar agredir um adversário; empurrar um adversário; tocar deliberadamente a bola com as mãos (excepto o guarda-redes dentro da sua própria área de grande penalidade); e agarrar um adversário.

14-Das sete incorrecções passíveis de expulsão, constantes da Lei 12, cite três que possam acontecer quando o jogo estiver interrompido.

Das quatro faltas, referir três, que são: tornar-se culpado de conduta violenta; cuspir num adversário ou sobre qualquer outra pessoa; usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos e/ou grosseiros; e receber uma segunda advertência no decurso do mesmo jogo.

15-Um jogador, porque o árbitro não assinalou uma falta e deixou o jogo prosseguir, insultou-o com palavras indignas. Diga:

· - onde inclui a falta técnica praticada;

· - como se designa a incorrecção disciplinar cometida;

· - qual a Sanção a aplicar ao jogador que a pratica;

· - qual a Sanção a aplicar à equipa a que ele pertence.

A falta técnica designa-se como cometer qualquer outra falta não mencionada anteriormente na Lei 12, pela qual o jogo seja interrompido para advertir ou expulsar um jogador, a incorrecção disciplinar designa-se de usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos e/ou grosseiros, a sanção a aplicar ao jogador é a expulsão e a sanção a aplicar à equipa é o pontapé livre indirecto no local da infracção, de acordo com a lei 13 – local dos pontapés livres.

16-Descreva um lance em que um jogador cometa simultaneamente duas faltas de diferente gravidade, referindo como devia o árbitro agir perante esse lance.

Um dos lances é por exemplo o executante de um pontapé livre tocar uma segunda vez a bola com as mãos (excepto guarda redes na sua área de grande penalidade), sem que a mesma toque em outro jogador. Neste lance, o árbitro deve punir a falta mais grave, que foi a de tocar a bola com as mãos.

17-Vão marcar-se as grandes penalidades para determinar o vencedor de uma partida. O médico atesta uma lesão impeditiva de continuar no guarda-redes, cuja equipa ainda não tinha esgotado as substituições e pretende substitui-lo pelo guarda-redes suplente. Diga se é legal, justificando o motivo da sua resposta.

A substituição é legal, em virtude de conforme o que está mencionado nos procedimentos para se encontrar vencedor de um jogo ou eliminatória:” Se um guarda-redes se lesionar durante a execução dos pontapés, ficando impossibilitado de continuar, pode ser substituído por um suplente inscrito, desde que a sua equipa não tenha esgotado o número máximo de substituições autorizadas pelo regulamento da competição.”

18-Em que local deve ser executado um pontapé livre concedido dentro da área de baliza?

Se o pontapé livre é a favor da equipa defensora, o pontapé pode ser executado em qualquer ponto da sua área de baliza. Se o pontapé livre for a favor da equipa que ataca, o pontapé livre deve ser executado sobre a linha da área de baliza, paralela à linha de baliza, no local mais próximo da infracção.

19-Num pontapé de baliza a bola toca num jogador antes de sair da área de grande penalidade. Diga como proceder se o jogador for da mesma equipa?

O árbitro deve interromper o jogo e mandar repetir pontapé de baliza, uma vez que a bola nbão entrou em jogo.

20-Um jogador executa um pontapé de baliza e volta a tocar segunda vez a bola antes de qualquer outro lhe tocar. O árbitro puniu a equipa do jogador com um pontapé livre indirecto. Apresente a razão que justifica tal decisão.

Para que a decisão do árbitro esteja correcta, é porque o jogador que toca a segunda vez a bola, o fez já fora da sua área de grande penalidade, com a bola em jogo, e o tenha feito com o pé.


Abraço

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Não concordo com a resposta 17. A substituição apenas é permitida se ele se lesionar durante a marcação das GP. Como ainda não se tinha iniciado as GP, ele apenas podia ser substituido por um colega que estava em campo quando o jogo terminou.(Opinião pessoal)

    Cumprimentos,
    Rui Dias

    ResponderEliminar
  2. Correctíssimo Rui... má interpretação da pergunta... é efectivamente como dizes... substituição por um colega.

    ResponderEliminar