16-Um avançado carregou irregularmente o guarda-redes, sem força excessiva, dentro da área de baliza deste. O árbitro apitou sancionando a infracção. Diga que tipo de livre deve ser assinalado e o local em que deve ser marcado.
O árbitro deverá assinalar pontapé livre directo a favor do guarda-redes a ser executado em qualquer local da sua área de baliza.
O árbitro deve mandar recomeçar o jogo com lançamento da linha lateral no local onde esta saiu. A bola entrou em jogo logo que o jogador a moveu, e como esta estava em cima da linha lateral, esta moveu-se dentro do terreno de jogo.
O árbitro assistente procedeu bem porque segundo a lei o jogador tem de “ter, pelo menos parcialmente, os dois pés sobre a linha lateral ou sobre o terreno exterior a esta linha”, logo nenhuma infracção foi cometida.
Se o guarda-redes afastou a bola pela linha de baliza com o pé, nenhuma infracção foi cometida, pelo que o árbitro assistente faria a sinalética de canto. Se guarda-redes afastou a bola com as mãos dentro da sua área de grande penalidade, o árbitro assistente com a mão direita ergueria bandeira e após apito do árbitro colocaria com a mesma mão a bandeira numa posição oblíqua afim do jogo recomeçar com pontapé livre indirecto no local onde guarda-redes tocou a bola com as mãos de acordo com a lei 13. Se guarda-redes afastou a bola com as mãos fora da sua área de grande penalidade, o árbitro assistente com a mão direita ergueria bandeira e após apito do árbitro colocaria com a mesma mão a bandeira numa posição oblíqua afim do jogo recomeçar com pontapé livre directo no local onde guarda-redes tocou a bola com as mãos
O procedimento do árbitro esteve totalmente errado. O jogo estando interrompido, nunca o jogador poderia ser punido tecnicamente pelo que o jogo deveria recomeçar com pontapé de canto. Disciplinarmente o árbitro deveria apenas punir jogador com a exibição do cartão amarelo por comportamento antidesportivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário