sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Formação (fut11) - III

E "venham mais 5"...

11-Cite as 5 circunstâncias que devem estar reunidas para decidir se um jogador deve ser expulso por destruir uma clara oportunidade de golo da equipa adversária.

As 5 circunstâncias são: o local da infracção; a distância entre o local da falta e a baliza; a possibilidade de manter ou controlar a bola; a direcção da jogada; a posição e número de defesas.

12-Um jogador dentro da sua área de grande penalidade agride um adversário. O árbitro interrompe o jogo e verifica que o agressor era um jogador que já havia sido expulso anteriormente. Que decisões se deverão tomar?

O árbitro deve fazer sair o jogador anteriormente expulso, recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo no local em que ela se encontrava no momento da interrupção, salvo se foi interrompido dentro da área de baliza, caso em que o árbitro lançará a bola sobre a linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido. Deve igualmente mencionar todos os factos no relatório de jogo.

13-Que procedimento deverá tomar o árbitro se um jogador de campo que se encontrava fora do terreno de jogo a receber tratamento, lançar um objecto sobre a bola que passava perto dele, desviando-a da sua trajectória.

O árbitro deve interromper o jogo. Advertir jogador por comportamento antidesportivo e advertir novamente, com consequente expulsão por jogar deliberadamente a bola com a mão (objecto é considerado prolongamento da mão). Se com esta atitude o jogador impediu clara oportunidade de golo, este deve ser expulso directamente. O jogo deverá recomeçar com pontapé livre-directo no local do contacto do objecto coma bola, ou grande penalidade se este contacto se verificou dentro da área de grande penalidade do infractor.

14-Um jogador entrou em tacle por trás a um adversário, usando uma força excessiva. Diga:

a) Como se designa a falta técnica praticada;

b) Como se designa a incorrecção disciplinar cometida;

c) Qual a sanção a aplicar ao jogador que a pratica;

d) Qual a sanção a aplicar à equipa à qual ele pertence;

A falta técnica designa-se por: entrar em tacle contra um adversário. A incorrecção disciplinar designa-se por: tornar-se culpado de uma falta grosseira. A sanção a aplicar ao jogador que a pratica é a: expulsão do terreno de jogo. A sanção a aplicar á equipa é: um pontapé livre-directo (ou grande penalidade dependendo do local da infracção) concedido á equipa adversária.

15-Um jogador entra em tacle lateral sobre adversário. Conseguiu jogar primeiro a bola e só depois ter contacto com os pés do adversário, provocando a sua queda. O árbitro interrompeu o jogo e puniu a equipa daquele jogador com um pontapé livre-directo. Concorda com a decisão tomada, uma vez que jogou primeiro na bola? Porquê?

Apesar de ter tocado primeiro na bola, concordo com a decisão do árbitro por este ter considerado a entrada do jogador de forma negligente, punindo por isso a sua equipa.

Bom estudo

1 comentário:

  1. Na 11, o local da infracção e a distância à baliza é a mesma coisa. Falta dizer que a falta pode dar origem a LI ou a LD. Na 13, só adverte a 2ª vez se a falta for passível de advertência (pode jogar com a mão e nao ser amarelo).

    ResponderEliminar