quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Formação (fut11) - XI

Boas... aí vão mais 10 perguntas e respostas... comentem!!!
Esperamos de brevemente colocar disponível mais um teste de árbitros 3ª categoria nacional.

11-A lei 12 prevê dez faltas que, quando cometidas sobre adversários deverão ser punidas com pontapé livre directo. Diga duas que possam ser cometidas sem utilização das mãos e dos braços.

As faltas podem ser (das seis, referir duas): - dar ou tentar dar um pontapé num adversário; - passar ou tentar passar uma rasteira a um adversário; - saltar sobre um adversário; - carregar um adversário; - entrar em tacle contra um adversário; - cuspir sobre um adversário;

12-Com o jogo a decorrer, dois adversários agridem-se mutuamente, mas fora do terreno de jogo, onde foram parar por acção da jogada. Como deve proceder o árbitro?

O árbitro deve interromper o jogo, expulsar ambos os jogadores por agressão e recomeça o jogo com lançamento de bola ao solo no local onde esta se encontrava no momento da interrupção, salvo se foi interrompido dentro da área de baliza, caso em que o árbitro lançará a bola sobre a linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.

13-Um jogador agrediu um adversário com um murro na cara. Diga:

· Como se designa a falta técnica praticada;

· Como se designa a incorrecção disciplinar cometida;

· Qual a sanção disciplinar a aplicar ao jogador que a pratica;

· Qual a sanção a aplicar à equipa a que ele pertence.

A falta técnica designa-se como agredir ou tentar agredir adversário, a incorrecção disciplinar designa-se de tornar-se culpado de conduta violenta, a sanção a aplicar ao jogador é a expulsão e a sanção a aplicar à equipa é o pontapé livre directo ou grande penalidade se a agressão se deu dentro da sua área de grande penalidade.

14-Com a bola em jogo, um suplente atira um objecto, por exemplo uma das suas botas, sobre um adversário que se encontrava dentro do terreno de jogo. Como proceder?

O árbitro deve interromper o jogo, advertir suplente por comportamento antidesportivo. Advertir novamente, com consequente expulsão, se o suplente arremessou por imprudência a sua bota. O árbitro deve expulsar directamente se o suplente no seu entender arremessou bota com força excessiva ou se pelo seu acto evitou clara oportunidade de golo da equipa adversária. O jogo deve recomeçar com pontapé livre indirecto no local onde se encontrava a bola no momento da infracção, de acordo com a lei 13 – local dos pontapés livres.

15-Como deve ser punido, técnica e disciplinarmente, um jogador que pratica jogo duro? Justifique.

Um jogador que pratica jogo duro, deve ser punido tecnicamente com pontapé livre directo ou grande penalidade se a infracção ocorreu dentro da sua área de grande penalidade. Disciplinarmente deve ser punido com expulsão por se tornar culpado de uma falta grosseira.

16-Regra geral os pontapés livres são marcados no local onde as faltas foram cometidas. Refira duas situações de excepção a essa regra.

Uma das excepções é quando a falta é cometida por um jogador dentro da sua área de grande penalidade. Nesta situação a falta é marcada na marca de grande penalidade. A outra situação é quando a falta é cometida dentro da área de baliza adversário, caso em que a falta será marcada em qualquer ponto da área de baliza.

17-Duas equipas têm de recorrer à marcação de pontapés de grandes penalidades para desempatar a partida. Depois de quatro penalidades para cada lado, elas continuam empatadas. Nesse momento o árbitro expulsa, por linguagem injuriosa o jogador que vai executar o quinto pontapé. Que solução para este caso?

O árbitro deve solicitar ao capitão de equipa qual o jogador que irá substituir o jogador expulso na marcação do pontapé de grande penalidade. A equipa adversária não necessita de fazer sair um seu jogador, pois a expulsão ocorre após o términos do jogo.

18-Um jogador executa um lançamento lateral, enviando a bola para o seu guarda-redes. Este recebe a bola e envia-a prontamente para o campo contrário. O árbitro não verificou qualquer infracção, deixando prosseguir o jogo. Acha isso possível? Como?

É possível não existir qualquer infracção, desde que o guarda-redes tenha enviado a bola para o campo contrário com o pé.

19-Um jogador executa um pontapé de baliza e volta a tocar a segunda vez a bola antes de qualquer outro lhe tocar. O árbitro puniu a sua equipa com um pontapé livre indirecto. Apresente a razão que justifica tal decisão.

A única razão que justifica a decisão, é o jogador que toca a segunda vez a bola, o tenha feito com o pé, após a bola sair da área de grande penalidade, para dentro do terreno de jogo, estando por isso em jogo. Desta forma o jogador é punido por tocar a segunda vez a bola sem que esta tenha tocado em mais nenhum outro.

20-Num pontapé de baliza a bola toca num jogador antes de sair da área de grande penalidade. Diga como proceder se o jogador for adversário do que executa o pontapé.

O árbitro após interromper o jogo, deve mandá-lo recomeçar com repetição do pontapé de baliza, pois a bola não entra em jogo antes de tocar no jogador.


Abraço e.... estudem!!!

1 comentário:

  1. Na 13... após algum estudo, fiquei com uma dúvida. A sanção a aplicar à equipa poderá não ser apenas livre directo ou grande penalidade. Se a agressão for fora do terreno de jogo é bola ao solo, salvo se... Se a agressão for a adversário suplente é pontapé livre indirecto no local da bola, de acordo com a lei 13. Se o jogo esta interrompido será recomeçado de acordo com a lei. COMENTEM

    ResponderEliminar