sábado, 15 de agosto de 2009

Formação (fut11) - VII

E mais 5 perguntas e respostas a colocar...

Contamos brevemente colocar disponível teste do 1º Curso de Aperfeiçoamento dos árbitros da 3ª divisão - zona sul.

11-No decurso de uma jogada, um jogador passa a bola a um colega que está em posição de fora-de-jogo. Entretanto a bola, na sua trajectória, perde as suas condições legais. O árbitro interrompeu o jogo e pediu uma bola nova. O que deve fazer em seguida?

As Se na opinião do árbitro, o jogador em posição de fora-de-jogo participou activamente na jogada, deve recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto contra a equipa desse jogador executado no local da infracção de acordo com a lei 13. No entanto, se na opinião do árbitro o jogador não participa activamente na jogada, deve recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo no local em que a outra perdeu as suas condições legais, salvo se a mesma estava na área de baliza, em que o árbitro terá nesta situação que proceder ao lançamento de bola ao solo sobre a linha da área de baliza paralela à linha de baliza no local mais próximo onde esta perdeu as suas condições legais.

12-Para efeito da aplicação do fora-de-jogo, que diferença existe entre as seguintes situações:

a) Um jogador atacante em linha com a bola;

b) Um jogador atacante em linha com o penúltimo defensor;

c) Um jogador atacante em linha com os dois últimos defensores;

Não existe qualquer diferença. Nas três situações o jogador não se encontra em posição de fora-de-jogo.

13-O árbitro ordenou a saída de um jogador que tinha uma ferida a sangrar no sobrolho. Depois de ser assistido, o jogador pretende reentrar no terreno com o jogo a decorrer. Poderá fazê-lo? Como?

O árbitro não deve deixar jogador entrar enquanto não confirmar a estanqueidade do sangue, facto quer só o poderá fazer estando o jogo parado. Pode no entanto delegar a função de confirmar se a hemorragia está estanque ao árbitro assistente.

14-Um jogador carrega intencionalmente, dentro da sua área de grande penalidade, um adversário que está em posição de fora-de-jogo no momento em que este tenta jogar a bola que entretanto lhe fora passada por um colega de equipa. O fora-de-jogo foi assinalado pelo assistente. Acha que o árbitro deve corresponder ao seu sinal, ou deve tomar uma decisão diferente? Porquê?

O árbitro deve corresponder a sinalética do assistente punindo desta forma a primeira infracção que foi a do fora-de-jogo. No entanto se a carga foi realizada com imprudência ou força excessiva, o jogador será punido apenas disciplinarmente com advertência ou expulsão respectivamente.

15-No momento em que a bola estava a ser disputada no círculo central, um dos suplentes penetra no campo e agride um adversário a pontapé. O árbitro interrompeu de imediato o jogo e expulsou agressor. Diga como e onde deverá ser reatado o jogo.

Uma vez que o árbitro interrompeu a partida, o jogo recomeçará com um pontapé livre indirecto a favor da equipa adversária no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção (ver Lei 13 – Local dos pontapés livres).


Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário